Dicas para o garupa
Nas dicas de hoje, vamos desfocar um pouco do piloto e também da moto, e vamos focar em alguém que acompanha você na aventura, que enfrenta a estrada e o tempo ao seu lado, hoje vamos falar do garupa. E trocar umas dicas que o deixarão mais confortável ao viajar junto com você, amigo piloto.
Também lembre-se de usar a viseira abaixada pois esta evita que insetos ou objetos atinjam seu rosto e principalmente seus olhos.
Um dos jeitos que funciona para descer, é levantar-se da moto, mantendo os pés nas pedaleiras, apoiando as mãos nos ombros do piloto, e contornando a perna direta flexionada para trás enquanto você gira seu corpo para direita no sentido horário. Como se descesse um degrau, coloque seu pé direito no chão, com você de frente para a moto, e depois retire o pé esquerdo da pedaleira. Para subir, você deve usar o mesmo método.
Tenha uma ótima viagem!
Roupa para uma viagem
Capacete, calça, jaqueta, luvas e botas apropriadas, e em caso de chuva, a boa e velha capa de chuva. É sim um investimento, um pouco caro as vezes, mas muito necessário, pelo simples fato de lhe trazer mais segurança, não é porque você não está pilotando que deve ficar exposto a riscos e desconfortos. Em dias de frio é bom ter também uma segunda pele e balaclava para encarar a estrada e os ventos congelantes.Opte por capacete certo para você
Um capacete no tamanho certo para você é fundamental, firme e confortável, não vá só pela aparência dele, pois sua vida pode ser salva pela qualidade dele. O tamanho dele também tem que ser ideal, se for muito apertado, você não conseguirá ficar muito tempo com ele. Já se for grande demais, pode ser perigoso numa queda, pois a única coisa que o segurará a você sera a correia.Também lembre-se de usar a viseira abaixada pois esta evita que insetos ou objetos atinjam seu rosto e principalmente seus olhos.
Suba sempre pelo lado esquerdo da moto
Sempre que for subir ou descer da moto, avise o piloto e espere a confirmação dele. Quando ele autorizar, suba ou desça pelo lado esquerdo, de forma sutil e delicada.Um dos jeitos que funciona para descer, é levantar-se da moto, mantendo os pés nas pedaleiras, apoiando as mãos nos ombros do piloto, e contornando a perna direta flexionada para trás enquanto você gira seu corpo para direita no sentido horário. Como se descesse um degrau, coloque seu pé direito no chão, com você de frente para a moto, e depois retire o pé esquerdo da pedaleira. Para subir, você deve usar o mesmo método.
Segure-se
Para colaborar, com a segurança, enquanto estiver na moto, tente não se mexer muito ou bruscamente mas, não precisa ser uma estatua. Também não fique "solto" na moto, batendo seu capacete a cada frenagem e se jogando para trás quando a moto é acelerada. Segure-se na cintura do piloto, ou na perna, ou pode ser até na alça de trás da moto, enfim, onde se sentir mais confortável e seguro. Suas pernas também são fortes aliadas, esteja com os pés bem posicionados e sem atrapalhar os pés do seu companheiro. Seus joelhos podem ficar levemente pressionados no quadril do piloto, o que te ajudará a seguir naturalmente os movimentos do corpo dele. Se você estiver atento à viagem, perceberá, inclusive, os momentos de se segurar mais, e poderá relaxar um pouco nas outras circunstâncias.Curvas
O importante é manter seu corpo próximo ao do piloto, e seguir naturalmente o movimento dele nas curvas. Nem pense em "consertar", ir contra as curvas na tentativa frustrante de ajudar a manter o equilíbrio, por que você acaba deslocando o centro de gravidade na hora da curva, fazendo com que o piloto tenha que trabalhar mais para fazer a curva e manter-los equilibrados.Paradas
Quando o piloto parar a moto, não coloque os pés no chão, pois em vez de ajudar irá atrapalhar, uma vez que esta ação pode vir a desequilibrar.Conheça seus limites
Saiba de seus limites e converse com o piloto, pois cada um tem seu ritmo, sabe o quanto consegue ficar em cima da moto, mas o principalmente também sabe a hora de pedir para parar. Andar de moto não é fácil, ainda mais para fazer altas quilometragens, procure descansar nas paradas, e conversar sobre como esta indo a viagem, sabe aquele feedback para saber como estão as coisas e caso necessário, encerrar o dia procurando um bom lugar para descansar e passar a noite para no outro dia enfrentar o restante do percurso.Não durma
Pode até parece piada, mas há quem durma na garupa de uma moto. Nunca faça isso! Se você perceber que está ficando sonolento, deixe o piloto avisado. Peça para parar para um café, ou um energético, tire fotos, cante sozinho, enfim, não se entregue ao sono. Uma opção para garupas mais sonolentas é a instalação de um intercomunicador no capacete dele e do piloto.Mantenha sempre a mão
Procure manter sempre a mão, no caso, em um bolso da calça ou do casaco, dinheiro, cartão e documentos. Pois nunca sabemos quando precisaremos utiliza-los, e se estiverem no fundo da mala... Já sabe a bagunça que vai dar. Ou caso pare em um pedágio,o pagamento desse deve ser feito pelo garupa.Tire fotos
Em muitos momentos é possível fazer boas fotografias com máquinas compactas ou máquinas de ação, sem se mexer demais ou bruscamente. O cordão que segurar a câmera ao redor de seu pescoço pode ser grande o suficiente para você esticar seu braço. Assim, você conseguirá fotografar objetos em distâncias e alturas diferentes e até fazer um self. Quando não estiver utilizando a máquina, guarde-a dentro da jaqueta ou no bolso da jaqueta.Bagagem, quanto menos, mais conforto
Leve pouca coisa, estude com o piloto os lugares em que irão visitar, quanto de roupa levar, se ira estar frio, ou calor, mas mantenha o menor numero possível de objetos, aquilo que achar que é realmente necessário para esta viagem, pois com a mala muito pesada aumenta o arrasto, tira o ponto de equilíbrio do centro para trás, entre outros fatores.Aproveite
Independente se estiver com chuva, ou sol, faça calor ou faça frio, aproveite a paisagem, os locais que esta a visitar, desfrute o melhor de tudo, entregue-se a esta maneira de se aventurar!Tenha uma ótima viagem!
Valeu parceiro, obrigado pelas dicas. Sermos se tira algo de útil.
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