Bento Gonçalves
Imagem aérea da cidade de Bento Gonçalves |
Bento Gonçalves é um município da Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Está localizado na Serra Gaúcha. Possui uma população estimada em 112.318 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2014), sendo considerada uma cidade média. É conhecida por ser ao mesmo tempo um polo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores.
O local onde foi erguido o município era habitado por índios caigangues desde tempos imemoriais, tendo sido povoado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região. Assim, desde as primeiras levas de imigrações, milhares de imigrantes, não só da Itália, mas também portugueses, alemães, poloneses e espanhóis, desembarcaram no Brasil e ocuparam as terras onde hoje se encontra a cidade.
O nome do município remete ao general Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Antes, ainda como colônia da cidade de Montenegro, já havia tido os nomes de Cruzinha e Colônia Dona Isabel.
A cidade abrange grande parte da área do Vale dos Vinhedos, região que abriga algumas das melhores vinícolas do país.
Fonte: pt.wikipedia.org
Depois dessa breve aulinha de história sobre a cidade de Bento Gonçalves, vou colocar alguns de seus principais pontos turísticos para quem quiser fazer alguma viagem saberá o que encontrar por aqui nessa maravilhosa cidade de vinhos e parreirais.
Segue abaixo alguns de seus principais pontos turísticos:
Lugarzinho perfeito para uma parada e algumas fotos, sendo que ao lado do pórtico encontramos o balcão de informações turísticas.
Belas paisagens compõem o cenário que pode ser vislumbrado da janela do trem. Chegando a Garibaldi, os turistas saboreiam sucos de uva e espumantes da região, ao som de músicas italianas e gaúchas ao vivo. Após segue-se o percurso para a parada final em Carlos Barbosa, onde mais música embala os turistas, que se despedem ou se preparam para embarcar de volta a Bento Gonçalves.Segue abaixo alguns de seus principais pontos turísticos:
Pipa Pórtico
Logo ao entrar na cidade encontramos nossa primeira parada, um dos principais cartões postais de Bento Gonçalves, a colossal Pipa Pórtico, que condiz com o título da cidade em ser a Capital Brasileira do Vinho. Construída em 1985 e com 17 metros de altura, o pórtico tem formato de pipa (barril de vinho). Localizada na entrada principal da cidade, em intercessão com a BR-470.Lugarzinho perfeito para uma parada e algumas fotos, sendo que ao lado do pórtico encontramos o balcão de informações turísticas.
Maria Fumaça
Uma outra atração que a cidade oferece e uma das principais na Serra Gaúcha é o passeio turístico de trem a vapor, conhecido como Maria Fumaça. Onde o visitante é recepcionados com uma degustação de vinhos e queijos na estação da cidade, que fica na Rua Duque de Caxias, s/ nº, Bairro Cidade Alta. Ao soar o sino, todos embarcam em uma viagem repleta de música e alegria, traduzindo o jeito de ser dos imigrantes italianos.
Atração perfeita para quem quer voltar no tempo, sentindo-se em outra época e registando tudo.
Igreja Matriz de Cristo Rei
Construída em estilo gótico moderno, a igreja possui 40 metro de altura e três altares em seu interior. As janelas em vitrais também chamam a atenção dos visitantes pela sua beleza, com ornamentos de brocados, evidenciando o trabalho realizado pelo escultor alemão Alfredo Staege.
A Igreja Matriz Cristo Rei, que demorou cinco anos para ser construída e foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, fica junto à Praça Padre Rui Lorenzi. As missas são realizadas nas terças, quartas, quintas e Sábados, às 18h, nas sextas às 16h30min e aos Domingos às 18h30min.Igreja São Bento
Assim como o pórtico da entrada da cidade, a Igreja São Bento também tem o formato de pipa. As quatro portas de madeira representam um barril e nos bancos, a simbologia da uva encontra-se gravada. Construído em 1983 e edificado totalmente em concreto, a igreja é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região.
Localizada na Rua Xingu, na Praça Achyles Mincarone, a igreja São Bento é um marco da principal atividade de Bento Gonçalves, a vitivinicultura. Os vitrais coloridos também são um atrativo para os turistas que visitam a igreja. Com 13,50 metros de altura e 22,50 metros de diâmetro, a igreja pode abrigar até mil pessoas.Monumento aos Imigrantes
Localizada na Rua Xingu, na Praça Achyles Mincarone, o Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas.
Via Del Vino
A movimentação na Via Del Vino, localizada bem no centro de Bento Gonçalves, é intensa. A prefeitura e diversos prédios históricos ficam localizados em torno da via, que recebeu este nome em 1990. Cada prédio possui uma placa com a descrição da sua história e algumas curiosidades, auxiliando o turista no roteiro Tour Via Del Vino. A praça agrada também pelos canteiros repletos de flores da estação, além de arbustos e árvores que tornam o cenário ainda mais bonito. No local também estão presentes o Centro de Informações Turísticas e a Casa Del Vino, que comercializa produtos típicos da região. A Via Del Vino marca o desenvolvimento de Bento Gonçalves e é considerada o coração da cidade.
Esta fica localizada entre as ruas Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos, na Marechal Deodoro, Centro.Epopéia Italiana
Se você deseja vivenciar a saga dos imigrantes italianos, que aportaram na Serra Gaúcha em 1875, inclua no seu roteiro uma visita ao Parque Temático Epopeia Italiana. Retratando a história real de um casal de imigrantes italianos, Lázaro e Rosa, o espetáculo emociona quem assiste.
O espectador participa da história, interage com os cenários e sente as emoções e as necessidades dos italianos que viveram naquela época. Com dois mil metros de área construída, o parque apresenta nove ambientes que retratam as diversas etapas da colonização, desde a Itália até a chegada na região.Os efeitos especiais de som e luz e muita música complementam a encenação e dão mais autenticidade para a história. A visita, que dura aproximadamente 45 minutos, é conduzida pelos atores que interpretam o Lázaro e a Rosa. No final o turista ainda faz a degustação de vinho, suco de uva e biscoito típico italiano, produtos típicos da cidade de Bento Gonçalves.
O parque fica localizado na Rua Visconde São Gabriel, esquina com Rua Fernandes Vieira, 507, no bairro Cidade Alta.
Vale do Rio das Antas
O Vale do Rio das Antas é um dos destinos mais visitados pelos turistas que apreciam a natureza e buscam belas paisagens. Montanhas, vales e rios marcam essa região de Bento Gonçalves. Prepare a máquina fotográfica e aproveite o passeio. Não tenha pressa. Faça paradas estratégicas nos belvederes e conheça a Ferradura do Rio das Antas, um dos pontos turísticos mais belos de Bento Gonçalves.
No caminho até a Ponte Ernesto Dorneles, conhecida como Ponte dos Arcos, que também merece uma parada e várias fotografias, o visitante vai perceber os traços da cultura típica da região, presentes nos estabelecimentos espalhados ao longo da rota. Próximo a ponte temos também uma passagem do trem na rodovia do trigo, onde podemos encontrar seus trilhos e um túnel.
Não deixe de degustar os produtos coloniais, como os pães e frios, muito bem acompanhados por um suco de uva ou vinho, para os que não estiverem dirigindo. Marcado pelas belezas naturais e influência da imigração italiana, o Vale do Rio das Antas é uma visita inesquecível.
O Rio das Antas nasce na Serra dos Ausentes, nos Aparados da Serra, em Bom Jesus, e vai até Santa Bárbara, no município de Guaporé, onde passa a se chamar Rio Taquari.
Localiza-se a 19 km do centro de Bento Gonçalves, encontrando seu acesso ao norte pela BR-470.
Caminhos de Pedra
Nesse roteiro, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer a história da imigração italiana, contada por meio da arquitetura, dos costumes e das belas paisagens. As casas antigas, de madeira e de pedra, bem como o Moinho, as cantina coloniais, teares, e outros estabelecimentos, marcam a rota Caminhos de Pedra.
Quem fizer o roteiro de 12 km vai vivenciar os costumes dos imigrantes italianos, que seguem preservados até hoje através dos seus descendentes. E são eles que recebem os turistas e apresentam a cultura do povo italiano. Quer aprender a moer erva mate, principal ingrediente do chimarrão? E que tal acompanhar a criação de ovelhas? O passeio cultural Caminhos de Pedra permite todas essas experiências.No roteiro o visitante também encontrará diversos restaurantes e lojinhas que comercializam os produtos da região, que fica no distrito de São Pedro. Alguns locais são apenas para observação externa, e outras cobram taxa de visitação, é bom verificar antes de ir. Em caso de dúvida, entre em contato com a Associação Caminhos de Pedra.
Vale dos Vinhedos
Destino certo de quem vem a Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos fica localizado no encontro de três cidades: Bento, Monte Belo do Sul e Garibaldi. A região mistura os costumes e as tradições da imigração italiana com o melhor da gastronomia e dos vinhos, além de paisagens deslumbrantes. O legado dos imigrantes italianos fica evidente na hospitalidade das famílias proprietárias dos empreendimentos, que recebem os turistas com um sotaque que mistura o português com o dialeto vêneto.
Coberta por parreirais, as colinas do Vale inspiram uma caminhada pelas trilhas, além de uma degustação dos excelentes vinhos oferecidos. Com mais de 30 vinícolas, de diferentes portes, o que não falta no Vale dos Vinhedos são vinhos, que apresentam o Selo de Indicação de Procedência, garantido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).
Para os apreciadores da bebida, vários roteiros enológicos são oferecidos, desde passeios nos parreirais e colheita de uva até visitas guiadas às áreas de processamento de vinhos e degustação dos produtos. Para mais informações sobre os passeios oferecidos, visite o site do Vale dos Vinhedos ou ligue para a Aprovale. No site você também pode acessar o mapa da região e elaborar o seu roteiro, caso decida ir de carro.Coberta por parreirais, as colinas do Vale inspiram uma caminhada pelas trilhas, além de uma degustação dos excelentes vinhos oferecidos. Com mais de 30 vinícolas, de diferentes portes, o que não falta no Vale dos Vinhedos são vinhos, que apresentam o Selo de Indicação de Procedência, garantido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).
Comentários
Postar um comentário