Tipos de Pneu



Há tempos atras mostramos a diferença entre pneus convencionais e radias. Nesta postagem tentaremos mostrar os diferentes tipos de pneus, e quais as estradas que mais combinam com eles. Isso para garantir mais tranquilidade na hora que for pegar a estrada.

A primeira coisa a se fazer é identificar o tipo de condução que será praticado e solo mais frequente durante o trajeto percorrido. Por exemplo: para quem andará com mais velocidade, os pneus mais rígidos são os mais utilizados; quem necessita de curvas precisas e que a moto obedeça aos comandos imediatamente, deve utilizar pneus mais macios. Além disso, considere e o tipo de solo e a categoria de sua moto, para, então, decidir qual o tipo de pneu que atenderá melhor às suas necessidades e que se adapte com eficiência à moto.

Pneu de desporto:

Pneu de borracha macia utilizado em circuitos de competição. Atinge altas temperaturas, mas não são indicados para piso molhado, pois têm poucos desenhos na superfície. Sua vida útil é curta.

Pneu de desporto/touring:
Feito de borracha de rigidez intermediária, possui mais desenhos na superfície e sua temperatura de funcionamento é inferior ao pneu de esportivo. Tem boa aderência e se adapta bem a diversos tipo de terreno.

Pneu touring:

Pneus de borracha rígida, também conhecido como pneus de estrada. Tem baixa temperatura de funcionamento e vida útil superior ao pneu de desporto. Seu desenho permite uma boa aderência em pisos molhados.

Pneu misto ou trail:

Indicados para quem circula tanto em pisos de asfalto quanto pisos de terra, graças ao seu desenho mais largo na superfície que possibilita maior tração em todos os tipos de terrenos, até em areia e lama. São feitos de borracha rígida e sua temperatura de funcionamento é baixa.

Pneu TT (todo o terreno):

Ideal para motocross e pistas de terra em virtude do seu desenho com grandes sulcos na superfície. Indicados para terrenos secos e acidentados, tem boa aderência e são feitos de borracha rígida, funcionam em baixa temperatura.

É importante lembrar que pneus novos possuem uma camada protetora que os tornam escorregadios nos primeiros quilômetros de rodagem, uma boa dica é antes de começar a rodar pra valer com estes é dar umas 3 voltas para cada lado, para retirar um pouco desta substancia. E vale lembrar que, para sua segurança e bom desempenho da sua moto e dos pneus, as medidas devem ser sempre respeitadas. O uso de pneus mais largos que especificado, além de ser uma prática irregular e punida pelas leis de trânsito, causa desgaste prematuro das bandas de rodagem e o resultado é prejuízo na certa.

Além disso, nunca é demais ressaltar que, tão importante quanto escolher os melhores pneus e fazer uma economia inteligente na hora de comprá-los, é estar atento e cauteloso no trânsito. Da mesma forma que também é essencial estar protegido com os outros artigos de segurança como o capacete, roupas de couro ou cordura, as botas e as luvas que garantirão a segurança do motociclista. E aí a diversão na sua viagem estará garantida.

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