No dia 21 de maio, ocorreu a 38ª Romaria dos Motociclistas que seguiram até Caravaggio, interior de Farroupilha, RS. Segundo organizadores, cerca de 5 mil motociclistas tomaram conta da esplanada do Santuário. Dentre eles, grupos que vieram de cidades vizinhas e até de fora do Estado, em busca de um pouco de fé, paz e oração.
A grande celebração, no auge das 15 horas, teve momentos de emoção com a lembrança de pessoas vítimas de acidentes de trânsito e a Oração do Motociclista, escrita para a primeira edição oficial do evento, em 1979. Padre Roque Grazziotin, um dos idealizadores da Romaria, padre Norberto Coltro e o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza realizaram a celebração.
Este evento ocorre desde 1979, quando ocorreu primeira pré-romaria com um grupo de 48 motociclistas saindo do campo do Caxias. “Na época, não existiam muitas motos e quem andava nelas não eram bem vistos, por isso ocorriam muitos acidentes com os motoqueiros. A ideia da romaria surgiu para que nos vissem como ‘gente boa’ e também para conscientizar a sociedade sobre os perigos e o respeito no trânsito”.
No ano seguinte, o grupo foi convidado para participar do centenário do Santuário e reuniu então 220 motos, na terceira edição foram 500. Neste ano, como foi fito acima, mais de 18 mil motociclistas rodaram até o Santuário. A expectativa é de que esse número seja superado nas próximas edições pelo grande volume de motocicletas que existem atualmente mas, principalmente, pela tradição de agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora de Caravaggio.
Um pouco da história sobre a Nossa Senhora de Caravaggio, pode ser encontrada na matéria do ano passado:
rotasulistas.blogspot.com.br/2015/05/37-romaria-de-caravaggio
Este ano cheguei cedo, estive em meio da ala que formava o corredor de recepção a Santa. Não estive em meio a grande procissão que iniciava em Caxias do sul no campus da universidade, mas acompanhei bem próximo a chegada deles.
O melhor dos melhores encontros!!
ResponderExcluirSó pelos próximos anos!!! ;)