A alma do motociclismo

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo... Morre lentamente quem se torna escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arisca vestir uma nova cor, quem não conversa com quem não conhece... Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com seu trabalho ou amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos..."
Pablo Neruda





Começando com esta pequena citação de Pablo Neruda, poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México, vamos falar sobre esta ideia, de ser motociclista, de tornar as mais simples estradas, até uma volta na quadra de casa uma história fascinante.

O que é ser um motociclista?

Motociclismo é um estilo de vida. Os motociclistas encaram a moto como prazer, hobby, diversão e passeio, respeitando às leis de transito e aos demais que também fazem parte dele, como carros e pedestres. Não importa o tamanho nem a cilindrada, e nem o estilo da moto para diferenciar o motociclista de motoqueiro, mas sim sua conduta.

Ter estilo de vida de motociclista é pegar estrada pensando nas histórias que contará quando chegar em casa. Aventuras que marcam uma vida, e encorajam muitos outros a começarem suas próprias histórias longe do sofá, ou do computador. É o companheirismo com os amigos, com os estranhos, a solidariedade, a diversão, a aventura de andar por uma estrada, ou simplesmente explorar.

Depois que comecei a pesquisar sobre histórias de viagens de motociclistas pelo estado do Rio Grande do Sul,  seguidas pela América, e depois viagens por toda a América e por fim pelo mundo, vi, viajantes solitários, ou até em grupo. Alguns viajavam em grandes motos, outros em motos mais simples, mas todos compartilhavam dos mesmos sonhos de aventura.

Onde encontramos a alma?

Segundo o dicionario, a alma é o princípio espiritual do homem, por oposição ao corpo, onde temos as qualidades morais, boas ou más: alma nobre, abjeta. Também nos demonstra a consciência, caráter e sentimento.

Então a alma do motociclismo encontra-se em todo o motociclista, seja ele rico ou pobre, que ande sobre as cores de uma bandeira, ou como um lobo solitário, mas que desfrute do mesmo gosto da aventura, seja ela para sair de casa para uma longínqua viagem atravessando países ou simplesmente por uma volta próxima de casa.

Sobre tudo os que demonstram que tem grande companheirismo e solidariedade, juntamente com a alegria em viver, que tenha consciência em suas ações mostrando seus caráteres, são dotados de almas nobres. 

Podemos então encontrar e mostrar nossas alma motociclísticas no cumprimento de um outro motociclista na estrada, na irmandade que o une em grupo, esta nas recordações de velhas fotos, até mesmo entre uma esquina e outra pois há tanta gente pelas ruas, há tantas ruas e nenhuma é igual a outra, entre outra milhares de formas.

Mas principalmente onde pegamos nossas semelhanças procuramos por grupos que gera nossa amizade, nosso conforto, onde dividimos nossas experiencias, momentos, alegrias e tristezas em união.

Então vivam bem, aproveitem cada estrada, e aprendam com as pedras em seu caminho, para assim sempre nos tornarmos melhores tanto como motociclistas, como pessoas.

Ótimas estradas a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 Dúvidas importantes sobre o uso de capacetes importados. Veja como não ter problemas!

Uma volta até a Argentina e pela fronteira noroeste do RS - Parte 2

Feliz Dia dos Moto Namorados