E o combustível? Qual o melhor?

Um dos assuntos que sempre volta a nossa atualidade, este tema gira em torno da gasolina e álcool. Pois sempre falamos sobre qual melhor tipo, se devemos usar esta, ou aquela, se é melhor colocar comum ou aditivada, ou até mesmo a podium, mas isto sempre sendo dito e especulado em torno de boatos. Então para desmistificar um pouco esta coisa, vejamos qual a função de cada variação destes produtos. Afinal, optar por cada um deles é uma escolha que interfere no bolso do motorista e no desempenho do veículo.



Então, tendo em mente esta ideia para não restar dúvidas, confira essas dicas do CESVI:

Gasolina

Comum

A gasolina comum é o combustível acrescido de 25% de etanol anidro, sem aditivos. Com o passar do tempo, pode ser que resíduos da combustão fiquem presos nas válvulas de admissão do motor, comprometendo a mistura de ar e combustível.

Aditivada

Também conta com os 25% de etanol anidro, mas conta com aditivos químicos que auxiliam na limpeza do motor. Em geral, essas fórmulas possuem detergentes e dispersantes que
fazem com que a sujeira seja desprendida e quebrada para, em seguida, ser eliminada pelo sistema de combustão.

Premium

Possui semelhanças com a aditivada: os mesmos 25% de etanol anidro e aditivos. A diferença está na relação de octanagem (medida de resistência da gasolina em relação à queima espontânea fora do tempo de ignição): 91 octanas (ou IAD – índice antidetonante), enquanto que a comum e a aditivada possuem 87 octanas. Portanto os motores podem trabalhar com uma taxa de compressão maior, ganhando em eficiência. Porém, vale lembrar, essa eficiência só é significativa em automóveis mais potentes.

Etanol

Comum

Deve cumprir os requisitos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Entre essas especificações, consta que ele precisa ser límpido, transparente, isento de impureza, com graduações alcoólica entre 95,1% e 96%, ter PH neutro e uma tolerância extremamente pequena a minerais e metais, como ferro, sódio e cobre.

Aditivado

Tem o mesmo princípio da gasolina aditivada: é o combustível comum com adições de substâncias que auxiliam na limpeza do motor. O diferencial do álcool aditivado comercializado no Brasil é a tecnologia FMT (Friction Modification Technology), que otimiza a lubricidade do combustível, protegendo e reduzindo a fricção entre as partes móveis do motor que entram em contato com o combustível.

Bom, agora que sabemos um pouco mais sobre os tipos de combustíveis, devemos checar o manual que vem com nossos veículos, lá tem algumas informações de qual tipo é mais recomendada pelo fabricante e escolher qual melhor se adapta a você. 

Boa viagem a todos!

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