Como juntar dinheiro para uma viagem
Neste post vamos tentar passar de forma financeiramente responsável como conseguir dinheiro para viajar. Pois todos temos sonhos de rodar por ai e para tornar esse sonho real precisamos de dedicação, sorte, organização, planejamento e até mesmo de outras pessoas. Na minha opinião, para tornar uma viagem possível não basta apenas planejá-la comprando gasolina, reservando hotel, traçando roteiro.
Há muito mais envolvido, principalmente os recursos para pagar por ela. Já que aqui em casa o dinheiro não nasce em árvore, decidi, há muito tempo, organizar as minhas finanças. Minha estratégia tem dado certo e temos viajado tanto quanto queremos, por isso, estou compartilhando minha experiência.
Para isso vamos usar planilhas de controle de nossos ganhos e gastos, da um pouco de trabalho fazer isso, mas ajuda muito no final. Principalmente se dividirmos em 3 partes:
Controle de despesas
Controle de receitas
Controle do seu patrimônio
O controle de despesas é o que dá mais trabalho, mas também é o mais indicado para quem está no vermelho, para quem não consegue juntar dinheiro ou para quem não faz ideia do quanto gasta e com o quê.
O controle de receitas é o mais fácil de fazer. Isso porque geralmente é uma informação que sabemos, recebemos contra-cheques e, mesmo quem tem muitas fontes de renda, sabe mais ou menos o quanto ganha. Fazer esse controle ao longo do ano ajudará bastante também na hora de fazer a sua declaração anual de imposto de renda.
Já o controle do seu patrimônio financeiro é, de longe, o mais importante para a sua vida a longo prazo. Ter ele em mãos vai te ajudar a planejar sua vida financeira. Ele te dá uma ideia sobre como andam os recursos para sua aposentadoria, o quanto você tem em caso de uma emergência(liquidez imediata), o quanto você tem em investimentos e o quanto você tem em passivos (passivo é geralmente uma coisa legal que você acha que é um investimento, mas que na verdade te custa um dinheirão todo mês). Tá bem, mas onde eu descubro onde está o dinheiro para eu viajar?!
Sinto dizer, mas a resposta não vem pronta. Como você aprende na aula introdutória de qualquer curso de economia, a economia é a ciência dos recursos limitados. O cobertor sempre será curto, se puxar demais para cobrir o rosto vai acabar descobrindo os pés. A solução é uma só: você tem que aprender a fazer escolhas.
Para mim, no início, foi difícil fazer o controle das minhas despesas, mas com o tempo, comecei a ver claramente onde eu gastava cada centavo e me ajudou a fechar o ralo por onde escapava muito dinheiro em coisas bobas que não eram tão importantes para mim. Com esse controle dá para, de fato, economizar um bom dinheiro, ou então aplicá-lo melhor.
Para dar uns exemplos, cancelei algumas assinaturas de TV a cabo, troquei alguns gastos com besteirinhas, ou lanchinhos a mais que comprávamos, substitui algumas marcas caras do mercado por similares baratos, e assim ia poupando, algumas luzes que ficavam acessas sem necessidade comecei a policiar para que ao sair do comodo fossem desligadas e assim vai, um pouco aqui e um pouco ali, o dinheiro começava a aparecer.
Finalmente, fazer o controle de minhas receitas de minhas despesas me ajudou a conseguir cumprir a regra básica de qualquer orçamento: as receitas têm que ser maiores que as despesas.
Acho que até aqui minhas recomendações batem com vários manuais de educação financeira à disposição por aí. Mas, hoje, eu considero que esse tem que ser só o primeiro passo e que o controle do patrimônio financeiro é o verdadeiro pulo do gato para quem quer fazer não apenas uma viagem, mas fazer de viajar um hábito.
Foto: Reprodução
Comentários
Postar um comentário