Pisca/Seta



Uma das coisas mais simples de fazer em qualquer veículo motorizado, um movimento e zás, já esta alertando o condutor de trás e da frente o sentido em que seguiremos por estas estradas. Este é o pisca, nosso tema de hoje.

O pisca nada mais serve do que alertar o condutor ou pedestre em que sentido o veículo em que estamos ira seguir, tanto para direita, como para esquerda. Estas sinalizadores ficam nas laterais/frente e traseira de cada veiculo de maneira que tanto os condutores e pedestres que estejam a frente dos lados ou atrás possam visualizar facilmente. Geralmente são encontradas em tom âmbar (cor laranja), mas podendo variar para vermelho, e tons mais escuros tipo fume. São de fácil acionamento, nas motos uma pequena chaveta, nos veículos maiores uma alavanca próxima ao volante.

Porém em muitos casos parece que esta peça esta sempre estragada. Pois andando por ai, vejo inúmeros veículos com esse defeito,  pois passam de uma pista a outra sem anunciar, entram em outras ruas, assim do nada. As vezes acho que este pisca para os outros é só em tempos de natal, que acende as luzinhas.

Caro motorista, isto é uma ação tão simples, que se não feita pode acarretar muita desgraça, por exemplo, você esta para entrar em um cruzamento, e não aciona a seta, o motorista atrás de você esta vindo em alta velocidade, quando esta preste a entrar na rua ainda reduzindo a velocidade, ele colide. Incomodo para os dois, gerando muita dor de cabeça. Esse foi um exemplo simples, mas que já vi acontecer, andando por ai.

Também não desligar a seta, pode vir a trazer desgraça aos condutores. Pois você estará dando o aviso que vai entrar ou converter para alguma outra rua sem mesmo o fazer, podendo ocasionar em alguma colisão. Por exemplo: um motociclista com o pisca ligado, pois esqueceu de desliga-lo após entrar em uma rua ganha velocidade no trajeto, outro condutor em uma rua paralela vê a moto com a seta ligada e acha que ela entrará nesta rua e ele decide entrar na principal, porem a moto não entra na rua  e como esta com um tanto de velocidade, colide no carro. Mais confusão, dores de cabeça, e alguns machucados, sem contar nos gastos matérias.

Então evite acidentes, mostre para o mundo que você tem intenção de trocar de faixa, rua ou até mesmo de fazer um retorno, é tão fácil, um movimento e zás.

Boa viagem a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 Dúvidas importantes sobre o uso de capacetes importados. Veja como não ter problemas!

Rivera, Uruguay

Feliz Dia dos Moto Namorados