Dicas para andar com uma Big Trail em estradas off-roads
Imagine você, em uma viagem a Argentina, quis ir sem destino para lá, para simplesmente conhecer, e de repente a sua frente o asfalto acaba e começa um longo percurso off-road, você tem duas escolhas: arriscar a travessia ou dar meia volta e ficar pensando no que poderias encontrar adiante.
Por isso separamos alguns itens para você melhorar a pilotagem de sua moto, nesses trechos off-roads que encontrar por seu caminho e supera-los sem nenhum problema.
- Subidas íngremes
O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e a embreagem para transmitir a potência adequada para a moto e evitar que ela patine. Não esqueça que se acelerar em cima do barranco só fará com que a moto patine. O certo é acelerar antes, com tranquilidade, para que aí a moto suba embalada.
- Declives de terra
Utilize para descer sempre o freio-motor. Use primeira marcha, utilizando o freio traseiro. O motociclista pode descer em pé ou sentado e isso vai mais da confiança de cada um. A vantagem de descer em pé na pedaleira é que seu pé já está em cima do freio traseiro.
- De pé sobre as pedaleiras
O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos. Ficar em pé facilita bastante a pilotagem porque o corpo não absorve aquela irregularidade, aumentando o equilíbrio e a segurança.
- Frenagem em trechos irregulares
A técnica de dosar os freios dianteiros e traseiros é parecida com a utilizada no asfalto, mas na terra a atenção deve ser redobrada. O freio dianteiro é aquele que efetivamente para a moto. Já o freio traseiro tem a função de equilibrá-la. Outra dica é utilizar ao máximo o freio motor para evitar o bloqueio das rodas. Você reduz as marchas e já solta a embreagem, acionando o freio em seguida.
- Na lama
Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência e baixar a libragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Por exemplo, se você utiliza pneus com 30 libras, baixe para 15. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas, pois a tendencia a cair é muito grande. Aqui a palavra-chave é suavidade.
- Encarando trechos alagados
No caso de uma poça d’água ou rio com pouca profundidade, o motociclista aventureiro precisa apenas tomar cuidado para não aquaplanar, dosando o acelerador, com calma. Agora se o caminho tiver muitas pedras e escorregadio, a melhor opção é passar ao lado da moto. Se for um riacho com correnteza, a melhor opção é você descer da moto, escorá-la com seu corpo e controlar acelerador e embreagem.
- Pilotando sobre pedras
Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir sempre devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar muito forte – principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares. Neste caso é melhor ficar sentado, já que os pés mais próximos do solo pode ajudar a manter o equilíbrio.
- Ponte estreita
O mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. “Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha. Reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora.
- Levantando a moto
Finalmente com estas técnicas, poderemos tentar encarar novos desafios, ir a novos lugares. Espero que tenhamos ajudado.
Uma boa viagem a todos.
Comentários
Postar um comentário