Parque Nacional de Aparados da Serra

Itaimbézinho


O parque nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na Serra Geral, encampando os desfiladeiros na fronteira natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Inserido na região natural denominada comumente de Aparados da Serra, o parque tem 13.141,05 ha de área e perímetro de 63,00 km, fazendo fronteira tanto ao sul quanto ao norte ao Parque Nacional da Serra Geral, que também é administrado pelo ICMBio. Juntos, os dois parques abrangem uma área de aproximadamente 30.443,01 ha.

O relevo da região é bastante particular, sendo caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, onde abruptamente terminam os campos suavemente ondulados do planalto, como se estes tivessem sido "aparados".

Fonte: pt.wikipedia.org

Foi em fevereiro de 2015, que fomos para lá, saímos cedo, por volta das 6h da manhã, daqui de Bento Gonçalves. Tínhamos em mente aproveitar bem o dia, no parque. Fomos pela RS - 453, e como era um domingo, a circulação de veículos naquele horário era bem pequena, podemos aproveitar bem o caminho até Caxias, nosso primeiro destino.

Cruzamos Caxias do Sul para pegar a BR - 116, onde mais a frente voltaríamos para a RS - 453, por onde seguimos até Lajeado Grande, onde paramos para tomar um café.

Depois deste breve descanso, seguimos a rodovia por mais uma boa quilometragem até encontrarmos o trevo para a rodovia RS - 020, que leva para Cambará do Sul. Subindo por esta estrada paramos para algumas fotos junto a um carro de pedra, bem no arco de entrada da cidade. Logo após seguimos para a cidade.

A cidade é pequena, antiga, mas bem receptiva com alguns hotéis, pousadas, com varias lojas de artesanato e restaurantes. Paramos nela para abastecer as motos e o carro. Já aproveitamos para pedir algumas informações para ir aos cânions.

Saímos da cidade em direção aos cânions, para ir até lá pegamos um trecho off-road de mais ou menos uns 18 km até a entrada do parque, um tanto ruim, deveriam investir um pouco naquela estrada uma vez que tem um enorme numero de pessoas que vão para lá.

No Parque Nacional de Aparados da Serra, a principal atração é o famoso e impressionante Cânion do Itaimbezinho (do Tupi-Guarani Ita [pedra] e Aí'be [afiado]). Com uma extensão de 5,8 km, largura máxima de 600 m e altura máxima de cerca de 720 m, o desfiladeiro é percorrido pelo arroio Perdizes. No parque existem três trilhas abertas ao público. As trilhas do Vértice e do Cotovelo são, junto do Cânion do Itaimbezinho, as principais atrações do parque. A Trilha do Rio do Boi permite acessar o interior do cânion.

Com o nosso grupo percorremos a trilha do Vértice, que possui em torno de 1,5 km de extensão. Com uma vista fascinante de cascatas e do cânion. maravilhas naturais que encantam a qualquer um. Leve uma boa câmera fotográfica, pois clicks não irão faltar.

Depois que percorremos a trilha, voltamos para o estacionamento. E fomos para a cidade, almoçar. Restaurantes com comida boa e ótimo atendimento. Até deixamos um recadinho num guardanapo para futuramente quem passar por lá.

Já estando bem descansados, resolvemos descer para os tuneis que tem na RS - 453, indo rumo ao litoral para tirar mais umas fotos.

Depois de varias fotos, resolvemos voltar para São Francisco de Paula, próximo ao Parque das Cascatas, onde um amigo tem casa, o escritor e blogueiro Mauro César Noskowski, que escreve suas inúmeras aventuras no blog  Meu Limite 191 Países.

Lugar muito lindo, onde corta o Rio Lajeado Grande, lá quem deseja pode desfrutar de uma leve pescaria ou de bons banhos nas águas do rio, sem contar nas aconchegantes pousadas e chalés que tem pela região.

No entardecer, retornamos para Bento Gonçalves, com aproximadamente 500 km percorridos no dia todo e a satisfação de termos visto mais um pedacinho deste maravilhoso mundo.

Mapa aproximado do trajeto percorrido

Entrada de Cambará do Sul

Carro de pedra da lenda dos caminhoneiros

Casal Lourdes e Edson aproveitando para um click

O belo casal em mais um pose

O casal Letícia e Gabriel com o pequeno Sebastian

No click o elegante casal Josane e Armindo

Alegres, Edson e Lourdes desfrutando do passeio com o netinho

As belas araucárias.

O centro de informações do parque

Nosso grupinho

Edson deixando seu registro

Apaixonados o casal se encanta com a vista do parque

O pequeno Sebastian em sua primeira aventura

O cânion em primeira vista

As belezas do lugar são magnificas

Caminhos entre a vegetação de lá

Lindas trilhas em parte cercadas com arvores nativas

A vista maravilhosa do cânion 

Cascata do véu da noiva


Em meio a trilha, a linda visão do Itaimbézinho

O casal aproveitando as belezas do lugar


A beleza das plantas

No mirante o grupo aprecia o lugar

Uma das maiores belezas do lugar

Em meio a vegetação o cânion

A trilha leva a um pequeno córrego ao qual temos que atravessar

A galera que arriscou a travessia

Sebastian resolveu tirar um cochilo em meio a trilha

Outro angulo do cânion

A cascata das Andorinhas em seu explendor


O cimo da cascata

Infelizmente tudo acaba, fim da nossa trilha

As belezas da estrada enquanto voltávamos para Cambará


Gabriel e Armindo andando de moto

Um fusquinha desbravando a estrada

Nosso bilhete para os que vão lá, deixado sob o vidro da mesa no restaurante

Belas casas antigas adornavam a cidade

A igreja no centro da cidade

Foto no centro da cidade

Casa do Mauro, próximo ao rio

Descendo para os tuneis na RS - 453

Visão da serra


As belezas de nossas terras


Apoio:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 Dúvidas importantes sobre o uso de capacetes importados. Veja como não ter problemas!

Rivera, Uruguay

Feliz Dia dos Moto Namorados