Dicas para andar de moto na chuva
Tempo nublado, será que chove? É bom se prevenir, caso chova. Começou, você esta preparado para andar de moto por ai? Sabe como encarar esse tempo?
Uma vez que, todo o conhecimento é bom. E já passei por poucas e boas nas estradas abaixo de mau tempo, de leves garoas até enchentes onde a água pegava mais de meia roda da moto. Vou tentar passar um pouco do que aprendi por ai abaixo de água.
Separei algumas dicas, serão uteis ou não, para quem esta um tanto receoso em andar de moto na chuva, dicas simples que fazem toda a diferença na hora de pegar seu caminho.
CUIDADOS BÁSICOS PARA DIRIGIR NA CHUVA
Vestimentas:
Prefira sempre equipamentos impermeáveis, como jaqueta, calça e as luvas de couro ou de cordume. No caso dos pés há duas soluções: andar com um par de botas próprias para moto, galochas que são impermeáveis, ou comprar um conjunto de polainas (meias) próprias para uso com moto para cobrir o calçado. Elas ocupam pouco espaço na mochila ou no baú.
Viseiras:
Passar uma boa cera nas viseiras ajuda a reduzir o embasamento e mantém o excesso de água longe da viseira. Faça isso com uma flanela por dentro e por fora. E lembre-se de nunca levantar a viseira em movimento, pois pode lhe acertar alguma sujeira e acarretar em um acidente.
Pneus:
Evite manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira está na pista. Mesmo com os pneus apropriados para chuva, é importante manter a velocidade baixa.
Tração:
Com a chuva forte, a areia e a lama podem danificar a corrente, a coroa, o peão, além do sistema de freios. Existem produtos específicos, como o óleo que contém grafite e é utilizado na corrente, que pode ser usado uma vez por semana.
Freios:
Frear a motocicleta e não escorregar na pista molhada exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro. O adequado é que essa proporção seja a mesma de um dia seco no asfalto, de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo, nada de puxar bruscamente o freio.
Parte Elétrica:
Mantenha o farol aceso o tempo todo. Quem vem atrás terá uma boa visibilidade da sua moto devido às luzes da lanterna traseira. Se estiver em movimento não ligue o pisca alerta, pois este só deve ser acionado se o veículo estiver parado.
Tenha um baú:
O bauleto é ótimo para guardar o capacete, a calça, jaqueta, luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila/pasta, seu sapato e qualquer outra coisa que queira. É praticamente indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho ou para a faculdade.
Evitar a Chuva:
Já diziam antigamente, que a melhor batalha é aquela que não se luta, ao primeiro sinal de chuva, vá para algum local protegido e espere passar. Se a chuva for breve, em poucos minutos poderá parar e assim o chão ficar em melhores condições para você andar.
Aquaplanagem:
Conferir a pressão dos pneus, pois se estiver 30% abaixo do recomendado, a probabilidade de sofrer aquaplanagem aumenta. Evite andar com pneus gastos, já que a falta de profundidade do desenho de escultura faz o pneu perder a capacidade de drenagem da água
Dobre as medidas, corte pela metade os riscos:
Se evitar a chuva não é possível, então encarar a chuva exige cuidado redobrado. E quando digo redobrado, falo sério: Dobre todas as medidas… Freio com o dobro da distância, acelere com o dobro de tempo, e use metade da velocidade normal, faça as curvas com metade da inclinação normal. A regra é realizar movimentos lentos e longos evitando trancos e solavancos.
Evite as poças, as faixas pintadas no asfalto e o barro:
Todas estas superfícies oferecem pouquíssima aderência quando molhadas. Evite andar com os pneus da moto em cima das faixas brancas do corredor entre os carros até mesmo sobre as faixas de segurança, pois são extremamente escorregadias.
Agora é com você decidir se vai encarar a água. Tente utilizar alguma das dicas citadas acima para obter uma melhor pilotagem seja dentro da cidade ou na rodovia. E quem sabe uma hora dessas aproveite para simplesmente andar na chuva, e sinta cada gota como algo novo, sem ter que encara-la como um dia ruim. E uma boa viagem a todos.
Parabéns, ótima matéria. Eu gostaria de complementar ressaltando que os 10 minutos iniciais da chuva são os mais perigosos, pois a pista não estará 'lavada' e conterá ainda um alto índice de óleos e/ou combustível o que a tornará extremamente escorregadia. Forte abraço !
ResponderExcluirBoa Moacir!
ExcluirBreve vou retomar a matéria e completar ela!
Grande abraço!