Sinais de mão para andar em grupo
Hoje em dia com a tecnologia ao nosso lado temos várias formas de nos comunicarmos. Mesmo quando viajamos em grupos, podemos ter acesso a intercomunicadores, ou algum outro aparelho. Porém, ficaremos com uma forma mais primitiva, a linguagem de sinais. Fácil de usar e um modo eficiente para se comunicar com todos que estiverem no grupo. Vale lembrar que esta é uma linguagem internacional, caso junte-se a um grupo em qualquer parte do mundo poderá usa-las ou segui-las, até o seu destino.
Abaixo segue os sinais mais utilizados para uma viagem em grupo:
Siga-me:
Com o braço estendido para cima do ombro, com a palma para a frente, significa, arranquem, ou siga o líder do grupo.
Abaixo segue os sinais mais utilizados para uma viagem em grupo:
Siga-me:
Com o braço estendido para cima do ombro, com a palma para a frente, significa, arranquem, ou siga o líder do grupo.
Pare:
Com o braço estendido até ao fim, com a palma virada para trás, quer dizer para os integrantes pararem.
Fila única:
Para manter formação de uma fila, mantenha o braço e dedo indicador estendido para cima.
Duas filas:
Para alternar para duas filas, com o braço, dedo indicador e médio estendido para cima.
Aumentar marcha:
Com o braço estendido para fora palma virada para cima faça movimentos da moto para cima, isto para dizer que irá aumentar a marcha, e velocidade.
Diminuir marcha:
Para diminuir a marcha e velocidade, com o braço estendido para fora palma virada para baixo faça movimentos em direção a moto.
Troca de Líder:
Com o braço estendido para cima em 45 graus, com a palma para a frente apontando com o dedo indicador, movendo de trás para a frente, para deixar outra pessoa assumir a liderança do grupo.
Pisca ligado:
Para avisar a um motociclista do grupo que ele esta com o pisca ligado, abra e feche a mão com o braço estendido.
Combustível:
Quando necessitar de combustível, para avisar aos seus colegas de grupo, estenda o braço para fora apontando para o tanque.
Aviso de perigos na pista:
Para o lado direito, estenda a pena, e para o lado esquerdo estique o braço com o indicador, para avisar se tem buracos ou alguma outra imperfeição n a pista.
Posto policial:
Dê um tapinha sobre o capacete com a mão aberta para avisar que a frente tem posto policial.
Parada para descanso:
Com a mão fechada, dobre o braço em direção ao capacete para sinalizar uma parada para descanso aos colegas motociclistas.
Retirada:
Com o braço estendido com uma leve curva a direita balance-o em direção ao capacete, para sinalizar uma retirada para fora da pista.
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