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Viaduto 13 |
O Viaduto do Exército, conhecido também como Viaduto 13, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
Fonte:
pt.wikipedia.org
Tendo em base a pequena descrição acima, é um lugar fascinante, muito bom de ir, se aventurar durante o dia todo até mesmo para acampar.
O trajeto para se ir até lá é tranquilo, mesmo com a condição das nossas estradas, alguns trechos estão muito bons para se andar, outros nem tanto como na ERS 431, que falta várias interseções na estrada.
Para chegar ao viaduto temos que pegar alguns Km de estrada de chão (rípio), onde por Muçum são cerca de 18km e por Vespasiano Correa são 13km.
A chegada é por baixo do viaduto, onde se encontra barzinhos, campo de futebol, um riacho (onde pode se desfrutar de um bom banho). A subida íngreme, com muitas pedras, algumas soltas.
Lá em cima, depois de subir cerca de 143m tem um pequeno estacionamento, logo depois que desembarcar, varas que a esquerda tem um túnel, e a direita o majestoso viaduto.
Pode-se explorar o túnel com uma boa lanterna, sendo que no meio deste, encontrará uma grande janela, com a visão para o rio Guaporé. E apesar da ferrovia ser ativa, não se preocupe, dentro do túnel a cada poucos metros tem uma zona para escape, assim como em cima do próprio viaduto.
A visão de cima do viaduto é fascinante, seus 143 m de altura dão uma ampla visão ao pequeno vale que se encontra sob o viaduto juntamente do rio, e no outro lado podemos ver a montanha, o riacho, e varias árvores.
Seguindo sua extensão de 509 m continuaremos sobre a outra montanha, uma trilha a se aventurar, nos segmentos dos trilhos, onde acharemos o Viaduto 12, este em curva, um pequeno túnel.
Ao passar pelo túnel encontraremos o Viaduto 11, este não tão alto como o 13, mas encanta e desafia a ser cruzado, pelos mais corajosos, por haver somente os trilhos e os dormentes, abaixo em pontos uma estrutura e queda livre.
Excelente passeio para ser realizado.
Boa viagem!
Abaixo algumas das fotos de quando nós da Fire Riders fomos.
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Mapa aproximado do trajeto feito. |
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Estrada ERS 431. |
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Entrada de Vespasiano Corrêa. |
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Parada em Muçum. |
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Primeiro viaduto Princesa das Pontes. |
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Ponte de cabos, a caminho do viaduto. |
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Pausa para descansar. |
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Chegada ao Viaduto 13. |
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Entrada no túnel. |
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Foto em meio ao primeiro túnel do viaduto 13. |
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Viaduto 12. |
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Pequena aranha encontrada no túnel. |
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Viaduto 11! |
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Em meio ao viaduto. |
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Vista do viaduto 11. |
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Foto com a galera! |
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De volta para casa. |
Passeio ocorrido em 2010.
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